quinta-feira, 28 de março de 2019

Revisão sobre Cartografia - Para as turmas do 1º ano

QUESTÃO 1-   ENEM 2003
Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério).
Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados.
Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:

 

 

QUESTÃO 2  PUCPR
Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters.

 
(Adaptado de Oswald Freyer - Eimbeke, p. 40)

ASSINALE a alternativa CORRETA:
a) Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos pólos.
b) A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI.c) Tanto a projeção de Mercator como a de Peters falseiam a superfície dos continentes, seja pela deformação latitudinal (Mercator) ou pela deformação longitudinal (Peters).
d) Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes.
e) Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.

QUESTÃO 3 – UFSC
A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, CONSIDERE as afirmações adiante.

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.
II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.
III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:
a) apenas I é verdadeira
b) apenas II é verdadeira.
c) apenas III é verdadeira.
d) apenas I e III são verdadeiras.
e) apenas II e III são verdadeiras.

QUESTÃO 4 – UFES
As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.
 
Analisadas as figuras acima, é CORRETO afirmar que
a) ambas as projeções são cilíndricas, sendo que a de Mercator é equivalente e a de Peters é conforme.
b) a projeção de Mercator conserva as áreas dos continentes e, por esse motivo, é chamada de eurocêntrica.
c) a projeção de Mercator é conforme, ou seja, conserva as formas dos continentes e é a mais adequada para a navegação marítima.d) a projeção de Peters é a mais adequada para a representação dos países do Terceiro Mundo, pois mantém as formas em proporção correta.
e) a projeção de Peters é eqüidistante, ou seja, mantém a proporcionalidade real nas medidas de distâncias e ângulos.

QUESTÃO 5 – UFRN
As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.
 


SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização". São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.

Sobre esse tipo de projeção, PODEMOS AFIRMAR QUE
a) representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais.
b) mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.
c) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes.
d) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.

QUESTÃO 6 - UFRN
Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases cartográficas com as seguintes escalas: cartograma 1 - escala de 1:25.000; cartograma 2 - escala de 1:500.000. Considerando que devem ser representados, no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar o

a) cartograma 1, porque a escala é maior e oferece a possibilidade de representação de mais detalhes.b) cartograma 2, porque a escala é menor, possibilitando trabalhar com mais detalhes.
c) cartograma 1, porque a escala é menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas áreas.
d) cartograma 2, porque a escala é maior, sendo ideal para representar mais detalhes de uma determinada área.


QUESTÃO 7 – UFJF
 Leia, atentamente, o texto:
"Os mapas da Terra-Média incluídos em 'O Senhor dos Anéis' mostravam uma flecha apontando o norte e uma barra de escala. Isso significa que a distância e a direção eram consideradas exatas - algo impossível no mapeamento de um mundo redondo em um pedaço plano de papel."
FONSTAD, Karen Wynn. "O Atlas da Terra-Média. Um guia autêntico e atualizado para a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion", de J. R. Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
 Sempre existirão distorções nos mapas, porque:
a) os sistemas de coordenadas foram criados para a localização de um ponto na superfície terrestre e não no globo.
b) a escala dos mapas impede que os detalhes sejam representados, impossibilitando a reprodução da realidade.
c) as projeções cartográficas foram elaboradas quando todas as áreas da superfície terrestre eram consideradas planas.
d) os mapas sempre são elaborados a partir do ponto de vista de quem está na superfície terrestre e não no espaço.
e) é impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação exata de uma estrutura de três dimensões.

QUESTÃO 8- UFSM
Os mapas podem mostrar algo mais do que apenas a posição do lugar, isto é, podem fazer mais do que responder à questão "onde?"
Considerando as figuras, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas a seguir.

( ) A utilização dos símbolos representados na figura 1 permite visualizar o aspecto ordenado, caracterizando relações de ordem dos fenômenos geográficos.
( ) O uso dos símbolos representados na figura 2 permite visualizar o aspecto qualitativo, caracterizando relações de diversidade dos fenômenos geográficos.
( ) O emprego dos símbolos representados na figura 3 permite visualizar o aspecto quantitativo, caracterizando relações de proporcionalidade dos fenômenos geográficos.

QUESTÃO  9 – UFPR

As escalas são relações entre as dimensões reais e as de representações gráficas registradas em mapas. Quanto às escalas numéricas 1 : 10 000 e 1 : 50 000, é CORRETO AFIRMAR:

1. Por se tratar de uma razão, a escala de 1 : 10 000 é maior que a de 1 : 50 000.
2. Em folhas de iguais dimensões, a escala de 1 : 10 000 possibilita representar uma superfície 5 vezes maior que a de 1 : 50 000.
3. As distâncias equivalentes na realidade são, respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas.
4. A escala menor exige maior generalização, enquanto que a escala maior exige maior precisão na representação.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

QUESTÃO 10 – CFMG
Observe os planisférios construídos a partir de projeções diferentes.

A partir da análise e da interpretação dos planisférios, podemos afirmar que
I - A projeção de Mercator caracteriza-se por apresentar as formas dos continentes preservadas e as áreas distorcidas.
II - A projeção de Peters expressa as reais proporções entre os diferentes continentes que compõem a superfície terrestre.
III - A projeção de Peters é uma projeção cilíndrica conforme e a de Mercator é cilíndrica equivalente.

Sobre essas afirmativas, PODE-SE AFIRMAR que
a) apenas I é correta.
b) apenas II é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) todas são corretas.


QUESTÃO 11 – UFGO
Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem

a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
b) a apresentação da superfície esférica no plano.
c) os diferentes fusos horários no globo.
d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
e) o nível de detalhe das informações representadas.

QUESTÃO 12 – UNICAMP
A ilustração a seguir representa a constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta da Terra.
a) Qual a finalidade do GPS? Como esses satélites em órbita transmitem os dados para os aparelhos receptores localizados na superfície terrestre?

b) O que são"latitude" e "longitude"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar!