A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades
que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e
informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo
estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada
cidade possui.
Em virtude da variação da oferta de serviços, negócios, mercadorias,
infraestruturas e potencial econômico, as cidades de uma rede urbana
constituem-se em uma espécie de hierarquia, na qual uma cidade é mais ou menos
atrativa dependendo do papel que ela exerce. Assim, uma grande cidade, por
exemplo, que possui os setores de serviços (saúde, transporte, educação etc.)
mais bem desenvolvidos, uma grande oferta de trabalho, opções de lazer e
mercado consumidor, apresenta uma capacidade de atração maior do que uma cidade
pequena que ainda é bastante dependente do meio rural. Essa capacidade de
atração de uma cidade, também conhecida como polarização, é o principal
elemento utilizado para classificar as cidades de uma determinada rede urbana,
que se divide em:
Metrópoles Globais: Cidades com a melhor infraestrutura urbana do
mundo e que, em virtude do seu papel econômico e político e da quantidade de
serviços oferecidos, exercem grande influência a nível mundial, atraindo
pessoas, mercadorias, informações e capitais do mundo todo. São exemplos de
cidades globais: Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), São Paulo
(Brasil) e Pequim (China).
Metrópoles Nacionais: São cidades que possuem uma grande influência
dentro de um país, polarizando praticamente todo o território. As principais
metrópoles nacionais brasileiras são: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte,
Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília.
Metrópoles Regionais: Têm capacidade de atração restrita à região em
que estão localizadas, atraindo pessoas de cidades menores em busca de
trabalho, moradia, educação ou tratamento médico que não encontram em suas
cidades de origem. São exemplos de metrópoles regionais brasileiras: Goiânia,
Belém e Campinas.
Centros regionais ou cidades médias: São cidades que dependem de outra
cidade (metrópole regional ou nacional), mas que possuem uma oferta de bens e
serviços capaz de polarizar uma ou várias cidades no seu entorno. Um exemplo
disso é Santos, que exerce uma influência local no estado de São Paulo.
Outras cidades: Cidades de pequeno e médio porte que atendem as
necessidades mais básicas da população de pequenas cidades e vilas.
Fonte: Brasil Escola
Regiões Metropolitanas: Uma região metropolitana é uma área formada
por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana
interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole.
Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais
localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana.
Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos
falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região
metropolitana. Quando falamos em “Grande São Paulo” ou Região Metropolitana de
São Paulo, estamos incluindo também as suas cidades-satélites, tais como
Guarulhos, Osasco e muitas outras. Essa região, no caso, é formada por um conjunto
total de 39 cidades, a maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população
que se aproxima da casa dos 20 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de
2010.
No Brasil, as regiões metropolitanas são estabelecidas por lei, e sua
implementação ocorreu em razão da necessidade de uma maior complementaridade
entre as estruturas que formam essas cidades. Em outras palavras, as cidades de
uma mesma região metropolitana precisam apresentar sistemas de transporte,
comunicação, pavimentação e outros que estejam interligados entre os diferentes
limites municipais. Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando
por um processo de conurbação.
Mas o que é conurbação?
Conurbação é o processo em que a área urbana de duas ou mais cidades
fica interligada entre si, de modo a não haver uma distinção visual entre
ambas, ou seja, as áreas urbanas de diferentes municípios formam uma mesma
aglomeração, incluindo aí uma relação socioeconômica de interdependência, algo
característico das regiões metropolitanas.
Atualmente, existem no Brasil 37 regiões metropolitanas oficialmente
instituídas, embora existam críticas sobre tal aspecto, uma vez que estudos
geográficos apontam que nem todas apresentam estruturas socioespaciais típicas
de regiões metropolitanas, o que faz com que elas existam somente nos termos
jurídicos. A seguir, temos um quadro com a dez maiores e mais importantes
regiões metropolitanas do país e dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010.
As 10 maiores regiões metropolitanas do Brasil (2010)
As 10 maiores regiões metropolitanas do Brasil (2010)
Podemos notar que, apesar de a maioria das regiões metropolitanas ser
liderada por capitais estaduais, isso não necessariamente é uma regra, tal qual
o caso de Campinas, que possui sua própria região metropolitana sem ser uma
capital. Existem também outros casos, como a Baixada Santista (SP), Londrina
(PR), Cariri (CE) e outras.
Atividades:
01) O que é conurbação°
02) O que é uma região metropolitana?
03) O que é rede urbana?
04)“Em estudo sobre a hierarquia urbana do Brasil, Fortaleza figura como
o terceiro mais importante polo agregador de pessoas em todo o País, perdendo
apenas para dois centros reconhecidamente bem maiores em termos populacionais e
econômicos: Rio de Janeiro e São Paulo. Referido estudo mostra que a influência
de algumas cidades se expande além da jurisdição de seu território, um fenômeno
denominado de região de influência urbana, e é exatamente nesse item que está
enquadrada a metrópole cearense”.
Diário do Nordeste, Editorial, 07 jul. 2012.
Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br>. Acesso
em: 21 ago. 2015.
De acordo com as informações acima, a cidade supracitada pode ser
classificada como:
a)metrópole global
b) metrópole nacional
c) metrópole regional
d) capital comercial
05) Leia com atenção o texto a seguir e identifique o fator
geográfico no qual ele se relaciona.
“As inovações econômicas e sociais foram
enormes, pois associavam-se, neste contexto, à revolução demográfica
(crescimento acelerado da população), ao êxodo rural e à integração do
território pelos transportes e comunicações, surgindo cidades de todos os tipos
e com diferentes níveis funcionais.”
a) ruralização do território;
b) industrialização e urbanização;
c) desintegração territorial;
d) nenhuma das alternativas.
06)Assinale a
alternativa correta:
a) A
industrialização brasileira é muito antiga.
b) A região
de São Paulo se destacava na era do café, porém após a industrialização
brasileira deixou de ser atrativa.
c) O Brasil
não é um país industrializado.
d) A
industrialização brasileira se deu no século XX e é considerada recente
07) O meio de
transporte mais comum dos produtos industrializados no Brasil é:
a) Rodovias.
b) Ferrovia.
c)
Hidrovias.
d)
Transporte aéreo.
08) Assinale V
para verdadeiro e F para falso:
( ) A população urbana brasileira diminuiu a
partir de 1940.
( ) A urbanização brasileira é recente assim
como o processo de industrialização.
( ) A maior parte da população brasileira vive
nas cidades.
( ) A população rural brasileira diminuiu a
partir de 1940.
( ) Escolas, hospitais, supermercado, autopostos
são exemplos de serviços urbanos.
( ) Alguns dos problemas sociais urbanos das
cidades são poluição atmosférica e das águas.
( ) Quando as áreas urbanas de dois ou mais
municípios se unem fisicamente ocorre o processo de conurbação.
( ) A maior região metropolitana do Brasil é a
região metropolitana de Curitiba.
09)Segundo a
hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede
urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
a) centros
regionais
b)
cidades-dormitórios
c)
metrópoles nacionais
d) capitais
regionais
e)
metrópoles regionais
10) Megacidades
são aglomerações urbanas que:
a) alojam
centros do poder mundial e sedes de empresas transnacionais.
b)
concentram mais de 50% da população total, em países pobres.
c) têm mais
de 10 milhões de habitantes, em países ricos ou pobres.
d) pertencem
a países de grande importância no comércio mundial
11) Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação d90e casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares.
O processo de favelização das cidades ocorre especialmente em virtude:
a) da urbanização desordenada e do processo de industrialização.
b) da crescente falta de postos de trabalho.
c) da ausência de espaços adequados à ocupação nos grandes centros urbanos.
d) da carência dos recursos públicos para investimento em moradias.
e) da desinformação da população sobre a disponibilidade de empregos.
12) (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:
a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.
c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
11) Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação d90e casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares.
O processo de favelização das cidades ocorre especialmente em virtude:
a) da urbanização desordenada e do processo de industrialização.
b) da crescente falta de postos de trabalho.
c) da ausência de espaços adequados à ocupação nos grandes centros urbanos.
d) da carência dos recursos públicos para investimento em moradias.
e) da desinformação da população sobre a disponibilidade de empregos.
12) (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:
a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.
c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
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